A tal temperatura ideal...

Cada um tem seu gosto. Não há nada de errado em beber o seu vinho na temperatura que mais lhe apetece. Mas não custa nada entender como isso influencia a gente e o líquido...

A temperatura do vinho impacta nele, mas também na maneira como nós percebemos suas características. Temperaturas mais frias ou mais quentes vão enfatizar ou diminuir a nossa percepção sobre as qualidades do vinho.

 O que muda no vinho?

Aromas e sabores – Temperaturas mais altas fazem o vinho liberar mais componentes voláteis, e parecer mais aromático. Dessa maneira, um vinho gelado demais esconde seus aromas.

Vinhos mais leves têm mais facilidade para liberar aromas e sabores. Por isso, podem ser servidos a temperaturas mais baixas, e também por isso, são boas opções para refrescar o paladar.

Vinhos mais encorpados serão prejudicados se forem muito gelados. Por isso, devem ser servidos a temperaturas não tão baixas assim, mesmo que possam e devam ser levemente refrescados.

 O que muda na gente?

Percepção alcoólica – A temperatura não altera a graduação alcoólica do vinho, mas altera a nossa percepção. Quanto mais gelada estiver uma bebida alcoólica, menos perceberemos o seu teor de álcool. Temperaturas mais quentes, por sua vez, aumentam nossa percepção do álcool.

Percepção de acidez – Quanto menor a temperatura, maior a nossa percepção dos sabores ácidos. Para comprovar, veja como um vinho muito doce parece menos doce se estiver bem gelado. É porque o frio aumenta nossa percepção de acidez.

Percepção dos taninos – Faça o teste, e confirme: vinhos muito tânicos ficam duros quando gelados. Isso porque temperaturas mais frias aumentam nossa capacidade de perceber os taninos, e o calor tende a diminuir nossa sensibilidade a essa secura e adstringência. Se quiser ler mais sobre taninos, clique aqui.

Bom, isso tudo significa que a escolha pela temperatura ideal para servir cada vinho não é, necessariamente, frescura... Mas, voltando ao princípio, nada nos impede de servir do nosso jeito, e sermos felizes! Afinal, não é para isso que o vinho é feito?

E, se quiser um pouco de prática, depois da teoria, na próxima vez em que for degustar um vinho, aprecie-o em duas temperaturas bem diferentes, e compare suas sensações!




Artigos mais lidos

Quem somos

 

O Tintos&Tantos nasceu em 2013, e em seu pouco tempo de vida, já se tornou uma referência no mercado editorial de vinho, nacional e internacionalmente.

 

Para contar quem somos, primeiro vamos dizer quem nós não somos. Não somos um blog de vinhos. Não somos críticos de vinhos.

 

O Tintos&Tantos é um portal de Internet, que dá acesso a um conteúdo editorial, de produção própria, inteiramente dedicado ao mundo do vinho. 

 

Nossa contribuição é prover informação imparcial, relevante e gratuita.  Sempre em linguagem acessível e agradável de ler.

 

O intuito do Tintos&Tantos é o de fomentar o estudo, o interesse, a crítica, e até mesmo a polêmica a respeito do vinho.

 

Nosso foco não é competir com outros geradores de conteúdo, pelo contrário: ao sermos mais um agente no desenvolvimento desse mercado, e na consolidação dessa cultura, todos nós, apaixonados por vinho, ganhamos: consumidores, editores especializados, blogueiros, youtubers, produtores, importadores, sommeliers, enólogos e enófilos em geral...

 

Na nossa opinião, quanto mais gente do bem estiver falando sobre o mundo do vinho, com respeito e profissionalismo, melhor para todos nós.

 

Assim, é com imensa satisfação que criamos conteúdo diário e interagimos com cada leitor, através dos nossos canais de comunicação e de mídias sociais. 

 

No Facebook (www.facebook.com/tintosetantos), por exemplo, onde tantos amigos nos acompanham, é com orgulho que constatamos ser, o Tintos&Tantos, a maior página do Facebook, no mundo, em sua categoria! Uma comunidade de pessoas curtindo, comentando, se divertindo, aprendendo e ensinando, concordando e discordando... Todos nós, apaixonados pelo maravilhoso universo que cerca o vinho.

 

Não somos donos da verdade. Na verdade, recomendamos fortemente que se duvide de qualquer um que diga conhecer tudo sobre vinhos.

 

Esperamos que você aprecie e que continue nos acompanhando, e sempre que possível, ajudando na divulgação e propagação desse projeto, cujo foco será sempre você, vinhonauta!

 

A você, o nosso muito obrigado!

A você, o nosso brinde!

 

Em caso de dúvida, crítica ou sugestão, entre em contato pelo e-mail: This email address is being protected from spambots. You need JavaScript enabled to view it.

Você está em